Estoque de sangue no Hemocentro de Ribeirão está oitenta por cento abaixo do ideal

O estoque de sangue no Hemocentro de Ribeirão Preto (SP) está 80% abaixo do ideal. O local está precisando de todos os tipos sanguíneos, principalmente RH negativo. A analista de comunicação do setor de captação, Andrea Granziol, contou que o banco de sangue chegou a ter apenas duas bolsas do tipo O negativo. “Nas últimas semanas não tivemos nem 20% do número esperado de doadores”, afirmou.

Segundo Andrea, é preciso ter cerca de 70 doadores todos os dias para que o estoque seja suficiente.  “Estamos tendo no máximo dez doações por dia. Nos finais de semana, que costumamos ter uma média de 200 pessoas, não estamos chegando a 50”, diz. O Hemocentro abastece 110 hospitais em 200 cidades.





A analista afirma que não sabe dizer por que as doações caíram. “É uma situação atípica. Normalmente tem queda quando está muito frio ou em feriados e não estamos passando por nada disso atualmente.”

Serviço
Para doar, é preciso ter de 18 a 67 anos, apresentar documento com foto, estar saudável, evitar o jejum e comidas gordurosas e dormir seis horas antes da doação. Homens devem ter mais de 50 quilos e mulheres, mais de 51.

Os interessados devem comparecer ao Hemocentro Campus, que funciona todos os dias da semana, das 7h às 13h. O endereço é Rua Catão Roxo, 2501, bairro Monte Alegre. Há também um posto de coleta na Rua Quintino Bocaiúva, 470, Centro. O local atende de segunda à sexta das 7h às 19h e aos domingos e feriados das 7h às 13h. Mais informações pelo telefone 0800-979-6049.

Fonte: G1





Deixe seu comentário