Vinte e seis gatos foram encontrados mortos no Morro de São Bento, no Jardim Mosteiro, em Guia da Cidade Ribeirão Preto, cidade a 319 quilômetros de São Paulo. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu a denúncia nesta segunda-feira e recolheu os animais para apurar as causas da ocorrência. Para a polícia, trata-se de um ato criminoso.
Para o delegado responsável pela Delegacia de Proteção aos Animais em Ribeirão Preto, Norberto Bocamino, não restam dúvidas de que houve crime. O departamento aguarda, nos próximos dias, o resultado do exame toxicológico nos gatos, além dos que serão feitos pelo Instituto Adolpho Lutz com os restos de ração encontrados no local.
– Por não ter sido morte natural, consideramos que esses animais foram exterminados – afirmou.
Ele não descarta a hipótese de que outros gatos – a região é conhecida pela superpopulação de felinos – sejam encontrados mortos nos próximos dias. O próximo passo, segundo o delegado, é levantar informações sobre o culpado, que pode ser preso por crime previsto no artigo 32 da Lei Ambiental, que trata da punição de abusos contra animais domésticos e silvestres.
Segundo o encarregado de serviços do CCZ, Luís Carlos Martins de Oliveira, a suspeita de que os animais foram envenenados só poderá ser confirmada após resultado do exame toxicológico.
– Como foi morte em massa, acreditamos que tenham sido envenenados – afirmou.
Ele acrescenta que também serão feitos testes biológicos com cinco gatos no Instituto Pasteur, em São Paulo, para constatar a possibilidade, ainda que remota, de contaminação por raiva.
Fonte: EPTV