A Escola de Samba Embaixadores foi a grande campeã do Carnaval 2013 em Ribeirão Preto, com o total de pontos de 199,2. A festa e alegria tomaram conta dos integrantes da escola que acompanharam de perto a apuração dos votos no Teatro Municipal na manhã desta segunda-feira, 11 de fevereiro.
A Embaixadores levou para a avenida e ficou em primeiro lugar o tema “Na Flecha do cupido, transbordando emoções, Embaixadores exalta o amor”.
Em segundo lugar ficou a Imperadores do Samba com 195,4 pontos e em terceiro lugar a escola Falcão de Ouro com 195,0 pontos.
O secretário da Cultura Alessandro Maraca acompanhou a apuração e parabenizou todas as escolas participantes. “Parabenizo todas as escolas participantes no Carnaval 2013 pelo empenho e beleza levados para a avenida. A Prefeitura de Ribeirão Preto e a Secretaria da Cultura cumpriram com o papel de fomentadores de cultura e do carnaval”.
Desfile – Com uma organização impecável, a passarela do samba, “Mestre Oscarzinho” recebeu no último sábado, 9, cerca de 3 mil foliões, apaixonados por samba, que assistiram ao espetáculo carnavalesco que as quatro escolas apresentaram na avenida.
A Corte Real de Momo composta por Lucas Frateschi Borghetto, rainha do carnaval, Geovana Carla Clemente e as princesas Suelenn Lourenço dos Reis e Letícia Indiara Marques da Silva abriu o evento trazendo alegria e arrancando aplausos enquanto passava em frente das arquibancadas.
Logo em seguida o Afoxé Orunmilá, sob a forte chuva que começou a cair, aqueceu os tambores abrindo o desfile das escolas de Ribeirão Preto cantando versos e dançando ao som dos seus atabaques, agogôs e ganzás.
Presente no evento na cidade de Ribeirão Preto, o vice-prefeito Marinho Sampaio acompanhou os desfiles ao lado do secretário da Cultura, Alessandro Maraca e elogiou as escolas. “Quem veio assistir aos desfiles percebe o amor que os componentes e as ligas possuem pelo carnaval. Isto transparece durante os desfiles que estão muito bonitos”, declarou.
A primeira escola a desfilar foi a X9 com a proposta de retratar as lendas e tradições de Parintins. Os 180 componentes exibiram as cores dos bois “Garantido” e “Caprichoso” para representar o enredo “Capriche no seu que eu garanto o meu”.
Segunda escola a desfilar, a Tradição do Ipiranga entrou na avenida quase à meia noite levando 310 componentes, três carros alegóricos e dez alas com o enredo “Ipiranga… gente, raça e tradição” com fantasias criativas para contar a história do bairro, local em que a escola foi criada, formada por imigrantes italianos.
Logo em seguida, para finalizar os desfiles da sexta-feira, a alegria dos Bambas, uma das agremiações mais antigas do país, contagiou a plateia com o samba enredo “Nossa Majestade, a Águia”. Os 320 componentes entraram na passarela ao som da bateria cantando o samba de autoria de Reinaldo Magalhães.
No domingo, apesar da forte chuva, o segundo dia dos desfiles carnavalescos trouxe às arquibancadas cerca de 5 mil pessoas. Acompanhado do vice-prefeito Marinho Sampaio, Tanielson Campos, secretário do Turismo, falou sobre a importância desta data para o município. “O carnaval na passarela do samba é mais uma alternativa turística da cidade”, revelou.
A Imperadores do Samba foi a primeira escola a entrar na avenida Mogiana arrancando suspiros com suas alas coloridas e mostrando alas organizadas pelos componentes da escola. Com o enredo “Nos mistérios do mar, a Imperadores mergulhou e veio aqui pra te contar”, os três carros alegóricos surpreenderam Rodolfo Benedini que há 3 anos frequenta os desfiles. “Estava tudo muito bonito tanto as fantasias quanto os carros”, disse. Já a estudante Stefanie Rodrigues destacou a comissão organizadora do carnaval. “Já é o terceiro ano que venho conferir as escolas e pude perceber a melhora que o evento tem a cada ano que passa”, destacou.
Assim que a Falcão de Ouro anunciou a entrada na passarela do samba, a chuva cessou o que abrilhantou a apresentação da escola. Surgiu na avenida o primeiro carro alegórico trazendo um cavalo montado por São Jorge e em seguida as alas que contavam o samba enredo que entoava o tema “Lendas, Mitos e Magia, pela força de Jorge”. O empresário Denilson Crescêncio disse que após o desfile da Falcões de Ouro, sua torcida seria para que ela ganhasse na apuração. “Achei fascinante a maneira que criaram os carros alegóricos e a organização da escola”, explicou.
Fechando com chave de ouro o carnaval de 2013, a Embaixadores desfilou o tema “Na Flecha do cupido, transbordando emoções, Embaixadores exalta o amor”, trazendo uma bem coreografada comissão de frente e logo em seguida o primeiro carro alegórico retratando o amor com um coração gigante sendo flechado. Suas 10 alas e os outros três carros alegóricos vieram em seguida levantando os foliões das arquibancadas.
Assim como no primeiro dia, o Carnaval 2013 contou com ampla infraestrutura, como banheiros químicos, área de alimentação, arquibancadas, e camarotes. A Guarda Civil Municipal disponibilizou 70 guardas no sábado e 70 no domingo e contou com o apoio da Polícia Militar. Nenhuma ocorrência foi registrada.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto