A Semana Nacional de Trânsito 2013 começa nesta quarta-feira, 18. Em São Paulo, o Detran.SP vai discutir o impacto socioeconômico de acidentes e mortes no trânsito, além dos efeitos do uso de bebida alcoólica e outras drogas ao volante.
Mais de 100 atividades gratuitas estão programadas para São Paulo, Campinas, Santos, Sorocaba, São José dos Campos e Ribeirão Preto, como intervenções teatrais e palestras com ex-dependentes de álcool. Simuladores de direção, com software que mostram as decorrências do álcool no organismo, têm como foco o público jovem e os consumidores de bebida alcoólica.
Definido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e seguido por todos os Detrans do Brasil, o tema da Semana Nacional deste ano insere-se na “Década de Ação pelo Trânsito Seguro”, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) cuja meta é reduzir em 50% as mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo até 2020.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em todo o mundo, mais de 1,2 milhão de pessoas morrem no trânsito por ano. O Brasil ocupa o quarto lugar em número de mortes, atrás apenas de China, Índia e Nigéria. Por ano, são aproximadamente 45 mil óbitos. No Estado de São Paulo, foi registrada, nos últimos anos, uma média de 7,5 mil mortes no trânsito.
A programação pode ser conferida no site detran.sp.gov.br/wps/wcm/connect/7da22919-00da-4436-ba9a-73d910c2aa42/Folder_conte%C3%BAdo2.pdf?MOD=AJPERES