Nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, às 18h, a Câmara Municipal da cidade de Ribeirão Preto será palco de audiência pública sobre o Orçamento Estadual para 2012. Promovidas pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia, as reuniões com a população, que estão acontecendo em todas as regiões administrativas do Estado, têm objetivo de recolher sugestões que poderão tornar-se emendas à Lei Orçamentária para o exercício seguinte.
Segundo o presidente da CFOP, deputado Mauro Bragato (PSDB), as audiências públicas realizadas desde 2005 resultaram em programas como o Pró-Vicinais, que prevêem a construção de estradas em todas as regiões do Estado, e o Pró-Santas Casas, que auxiliam esses hospitais filantrópicos. Outra demanda constante em todas as audiências é o déficit habitacional. Nesse sentido, a região de Ribeirão Preto tem obtido várias conquistas com auxílio dos dois deputados com base eleitoral na região, Rafael Silva (PDT) e Baleia Rossi (PMDB).
Nos últimos meses, o secretário da Habitação Sílvio Torres liberou a construção de diversos empreendimentos nos municípios da região. Serão 52 casas em Guariba, 60 em Santo Antônio da Alegria, 150 em Boa Esperança do Sul e 66 em Taquaral. Os conjuntos habitacionais serão entregues com toda a infraestrutura e as casas serão construídas no novo padrão de qualidade da CDHU, com pé-direito ampliado, piso cerâmico, azulejos na cozinha e no banheiro, muro divisório entre os lotes, além de aquecedor solar para o chuveiro.
Rodovias – Os programas de recuperação da malha viária estadual também levaram diversas melhorias à região de Ribeirão Preto. São exemplos o recapeamento do anel viário de Sertãozinho, da vicinal Sertãozinho – Cruz das Posses – Pontal. A duplicação da rodovia Maurílio Biagi, que liga Pontal a Sertãozinho, também está avançando. O secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Saulo de Castro Abreu, anunciou a contratação do projeto executivo da obra, orçado em R$ 1 milhão.
Além das rodovias e vicinais, as pequenas estradas rurais, imprescindíveis para o escoamento da produção agrícola, também estão recebendo melhorias. Somente como referência, a recuperação de uma única estrada rural no município de Dumont custou aos cofres do Estado R$ 700 mil.
Região Administrativa – A Região Administrativa de Ribeirão Preto tem 47,5% de sua população concentrada em sua cidade sede. Somando-se as maiores cidades, Sertãozinho, Jaboticabal, Monte Alto e Serrana, será 70% da população regional. Fazem parte ainda da região os municípios de Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jardinópolis, Luís Antônio, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antonio da Alegria, São Simão, Serra Azul, e Taquaral.
Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto