Shows internacionais movimentam turismo em Ribeirão Preto

O publicitário Daniel Terra, 27, já comprou os ingressos na internet para assistir ao show de Foo Fighters em abril, em São Paulo. A sua programação deste ano inclui também a apresentação de Bruno Mars, no Summer Soul Fest, este mês na capital paulistana.

Terra faz parte de um público que movimenta o mercado de excursões em guia de Ribeirão Preto para shows internacionais no eixo Rio/São Paulo. Somente no primeiro semestre o país será palco de turnês de Laura Pausini, Bruno Mars, James Blunt e Roger Waters, além do festival Lollapalooza Brasil.  Conferir ao vivo o show de um ídolo, sentir a energia dos fãs do Brasil inteiro e fazer parte da história ao presenciar uma dessas apresentações motiva o publicitário a encarar horas de estrada em um ônibus, em um pacote “bate e volta”.

Mesmo tendo que faltar ao trabalho e encarar o cansaço após o show, Terra afirma que são momentos raros, que não têm preço.  “É ver um artista de perto no Brasil e fazer parte da história. Presenciei um dos últimos shows da Amy Winehouse antes de sua morte e tive a oportunidade de assistir ao Bon Jovi, que não vinha ao país há 15 anos”, cita. A lista de apresentações internacionais conferidas pelo publicitário soma mais de oito, sempre programados com antecedência, para não cair na mão de cambistas e adequar à agenda profissional. Como no Rock In Rio, em que foi a dois shows no ano passado.





Para chegar ao local do show Terra viaja em excursões que o permitem descansar no ônibus durante a ida e a volta e encarar o trabalho já no dia seguinte.  “Em média sai entre R$ 150 e R$ 200, mais o valor do ingresso. Compensa”, afirma.

Potencial

“O Brasil, de uns anos para cá, tem investido em trazer cantores internacionais e já existe mais facilidade e liberdade em se deslocar para um show”, comenta Sabrina Alchaar, proprietária de uma agência especializada.  Ao descobrir o potencial desse público, Sabrina decidiu investir no mercado há quatro anos. Ela trabalhava com excursões para compras no Brás e mudou o foco em dezembro de 2008, quando levou um grupo para o show de Madonna, em São Paulo, a pedido de um amigo.  “Só tinha uma agência grande que fazia esse tipo de viagens em Ribeirão e percebi que havia público”, conta.

Hoje, assim que um show de um artista é confirmado no Brasil, Sabrina solta o pacote no seu site e nas redes sociais, que representam 85% do seu retorno. Só em 2011 foram 55 excursões para shows entre Rio e São Paulo. “Cerca de 90% dos nossos clientes procuram o pacote ‘bate e volta’, por conta do custo, os shows no Brasil são caro, e também porque precisam trabalhar no outro dia”, afirma.

Fonte: Jornal A Cidade





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