A aquisição de imóveis na planta requer pesquisa criteriosa por parte do comprador. Um dos principais focos de reclamações do consumidor no Procon Ribeirão Preto é em relação ao atraso na entrega, por isso o órgão, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, faz um alerta para que os consumidores tenham cuidado no momento da compra.
Para evitar que o sonho da casa própria se transforme em aborrecimentos convém ao consumidor analisar criteriosamente a empresa onde será feita a compra; verificar no mercado se a empresa já atrasou entregas anteriores e, de preferência, consultar um especialista sobre o cronograma da obra em andamento; procurar saber quem são os profissionais responsáveis pelo empreendimento, inclusive solicitando informações sobre eles junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.
“Não se esquecer de verificar se há prazo de carência, período em que o incorporador poderá desistir do empreendimento, bem como a época e a forma de cessão de direitos ou transferência do contrato. Atenção para os valores a serem pagos na entrega das chaves e na vistoria do imóvel, que deve ser feita após a expedição do auto de conclusão, o habite-se”, explica Paulo Garde, coordenador do Procon RP. “Analise a composição da renda familiar exigida para a compra do imóvel e informe-se sobre a quem compete o pagamento de encargos relativos à liberação do financiamento”, finaliza Garde.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na sede do Procon – RP, localizado na Rua Duque de Caxias, 1.181, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Telefones: 0800.77.29.198, 3632-0041 e 3931-3332.
Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto