Acidentes em rodovias da região de Ribeirão matam 51 pessoas em 2012

Um balanço divulgado pela Polícia Rodoviária mostra que 51 pessoas morreram em acidentes de trânsito nas rodovias da região de Ribeirão Preto(SP) em 2012. A Abrão Assed (SP-333) concentra o maior número de óbitos do ano, com 13 vítimas fatais, seguida da Engenheiro Ronan Rocha (SP-345), com 11. Na manhã da última sexta-feira (28), uma idosa morreu após um acidente entre dois carros na Rodovia Maurílio Biagi (SP-343) aumentando a estatística para 52 mortes.

Para o tenente Cláudio Ferreira da Silva, falta responsabilidade por parte dos motoristas na hora de dirigir. “Dos três elementos que fazem parte do trânsito – veículo, rodovia e motorista – o único que pensa é o motorista, então falta as pessoas serem um pouco mais responsáveis”, avaliou.

Segundo ele, alguns acidentes que terminam com vítimas fatais acontecem em rodovias bem sinalizadas e sem que estivesse chovendo no local, situações que poderiam influenciar em uma batida. “Se o condutor respeitar a legislação de trânsito e obedecer a sinalização, com certeza ele terá uma viagem tranquila. A imprudência é o principal fator para que esses acidentes ocorram”, opinou o tenente.





Mesmo assim, outros fatores também podem acabar influenciando no acontecimento dos acidentes. Um deles é encontrado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), entre a cidade de Barretos (SP) a Colômbia (SP), por onde passa um volume diário medio de 6.911 veículos. O trecho da via é de pista simples e o resultado foram 125 acidentes com seis mortes.

A prevenção de problema passa também pela readequação e a reestruturação de vias com a Faria Lima. Atendendo uma antiga reinvidicação dos motoristas, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fará a duplicação de seis quilômetros na rodovia, número considerado pequeno pelo Comitê Regional pela Duplicação da Rodovia Brigadeiro Faria Lima.

“Ainda não está sendo como nós queremos, nós ainda vamos lutar pela duplicação total da rodovia”, disse Maria Inácia Macedo Freitas, que faz parte do Comitê.

Segundo o DER, os 36 quilômetros restantes entre Barretos e Colômbia serão apenas recapeados e receberão apenas faixas adicionais em alguns pontos, além de acostamento, que atualmente não existe. Para os representantes do Comitê, o ideal é a duplicação total da rodovia. “A obra vai ficar pela metade e aqui acontecem muitas mortes. Algo precisa ser feito”, concluiu Maria.

Fonte: G1





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