Em meados do século XIX, a cidade de Londres, impulsionada pela Revolução Industrial, apresentava uma sociedade com realidade socioeconômica precária.
Foi ao observar esse quadro que, em 06 de junho de 1844, George Williams, recém-chegado do interior da Inglaterra, arregaçou as mangas e começou a educar a juventude e a empregar construtivamente as horas de lazer dos jovens com atividades cristãs, visando melhorar as condições sociais e espirituais, e oferecendo-lhes melhor opção de vida.
Nascia, então, a associação que viria ser a fonte geradora das energias físicas, morais, culturais e espirituais dos homens, e consagrada como uma das maiores e mais respeitadas instituições do mundo cristão.
Em 172 anos de existência, o Movimento Acemista chegou a 119 países, em 11.200 sedes, alcançou mais de 58 milhões de pessoas e conquistou 725 mil voluntários, sendo considerado um dos maiores e mais antigos movimentos de jovens do mundo.
Hoje, está composta pelas seguintes áreas: Aliança Africana, Asiática e do Pacífico; Aliança Latino-América e Caribenha; Comitê do Oriente Médio; ACMs Europeias; ACMs dos Estados Unidos e do Canadá e, como órgão maior, a Aliança Mundial das ACMs, com sede em Genebra, cujo objetivo é coordenar, representar e apoiar o Movimento em qualquer parte do mundo.
Durante todo esse período, a Associação Cristã de Moços contabilizou importantes conquistas e ações de destaque em prol da humanidade, como dois prêmios Nobel da Paz e um assento no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU); a Cruz Vermelha Internacional, que nasceu dentro da ACM; introduziu a Ginástica Calistênica; foi a primeira entidade no mundo a reconhecer que o lazer é uma necessidade fundamental do ser humano; mostrou-se pioneira ao criar os esportes olímpicos Basquete e Vôlei, e também o Futsal; e se tornou um celeiro de ilustres personagens e líderes em diversas áreas.
Por volta de 1890, já atuava no Brasil a Igreja Presbiteriana, orientadora do Instituto Mackenzie, cujo missionário George Chamberlain formalizou pedido ao Secretário-Geral da YMCA de Nova York para instalar a ACM no rol dos jovens brasileiros. Em visita à YMCA de Minneapolis, nos Estados Unidos, encontrou o jovem Myron August Clark, líder nova-iorquino da YMCA Kansas City, que aceitou o desafio e veio ao Brasil no ano seguinte lançar a semente da Associação Cristã de Moços.
Seu primeiro destino: a cidade do Rio de Janeiro, conseguindo fundar apenas em 04 de julho de 1893 a primeira ACM brasileira. Oito anos depois, Rio Grande do Sul – Porto Alegre, e, em 1902, São Paulo – Capital, com a ACM / YMCA São Paulo.
Outros estados e cidades, como Minas Gerais, Brasília, Itapeva e Sorocaba também receberam o Movimento, ao longo de mais de 120 anos da ACM / YMCA no Brasil.
Desde 1903, as Associações Cristãs de Moços do Brasil estão organizadas por intermédio de uma Federação, cuja função é fortalecer as ACMs / YMCAs no País. Atualmente, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sorocaba representam o Movimento Acemista nacional.
Em 23 de dezembro de 1902, sob o comando de Myron August Clark e do apoio e empenho de líderes cristãos, sobretudo da Primeira Igreja Presbiteriana Independente, e de pessoas iluminadas e aquecidas pela chama do espírito humanitário, a ACM / YMCA São Paulo estabeleceu suas bases no Estado, cujo primeiro presidente foi o sr. Carlos Gomes de Sousa Shalders.
Conforme a Instituição ganhava estrutura, as comissões de culto e ensino bíblico empenhavam-se ao máximo em organizar e executar um programa de atividades regulares, para sustentá-la e impulsioná-la cada vez mais.
Em meados dos anos 1930, com a expansão do número de associados e beneficiários, a ACM / YMCA São Paulo investiu em sua primeira sede, situada à rua Santo Antônio, a qual possibilitou organizar melhor e diversificar mais as atividades esportivas e os programas educacionais e socioculturais.
Todos puseram mãos à obra para tornar realidade o Movimento Acemista paulista. Tanto fizeram que, após diversas Campanhas Financeiras, a ACM / YMCA São Paulo inaugurou, em 1956, sua mais nova – e atual – sede, na rua Nestor Pestana: um edifício de linhas modernas e de estrutura arrojada para a época, com seus três ginásios poliesportivos.
Em mais de um século de atuação, a ACM / YMCA São Paulo vem desenvolvendo programas e ações que ratificam sua característica marcante: ser uma parceira das autoridades públicas na tarefa de lidar com problemas sociais presentes em diversas comunidades. Essa atuação posicionou a Instituição entre as dez maiores filantrópicas, no Brasil, em volume de atendimento e projetos socioculturais.
Em 2015, o Movimento Acemista paulista completou 113 anos, consolidando sua história no fortalecimento de pessoas, famílias e comunidades.
Acm Ribeirão Preto Preço
Os preços variam de acordo com a aula e o plano escolhidos. Você pode consulta-los acessando o Facebook ou site do local.
Acm Natação Ribeirão Preto
A Acm conta com natação infantil, adulto e para bebês
Acm Ribeirão Preto Academia
Atividades para todas as idades, transforme motivação em resultados. Variedade de horários, com aulas de, no mínimo, 45 minutos, diversas opções de atividades, lazer, interação e fortalecimento de vínculos
Horário de Funcionamento Acm Ribeirão Preto
- Segunda a sexta das 8h15 ás 22h / Sábado das 8h ás 17h
Onde Fica, Endereço e Telefone Acm Ribeirão Preto
- R. Paschoal Bardaro, 526 – Irajá – Ribeirão Preto – SP
- Telefone: (16) 3623-2151
Outras informações e site
- Mais informações: www.acmsaopaulo.org.br