Avenidas de Ribeirão anotam uma multa a cada 12 minutos

O total de multas aplicadas em dez das mais movimentadas avenidas de Ribeirão Preto foi de 45.367, no ano passado. Na média, houve uma autuação a cada 12 minutos, só nessas dez vias. No levantamento da Transerp, a avenida Presidente Vargas foi a campeã de multas, com 8.644 autuações. As avenidas Maurílio Biagi e a Francisco Junqueira aparecem em seguida, com 8.095 e 7.467 multas, respectivamente.

Para o chefe do Departamento de Educação de Trânsito da Transerp, Dagoberto Vieira, as autuações refletem a imprudência do motorista, além do aumento da frota de veículos em Ribeirão. Somente no ano passado, 69 novos veículos por dia passaram a circular na cidade, conforme o Detran.

“A grande maioria das multas é por excesso de velocidade. Os motoristas são flagrados, neste caso, pelos radares”, disse Vieira.

Ele afirmou que a falta de disciplina no trânsito levou a Transerp a desenvolver ações educativas. Segundo Vieira, estudos feitos pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apontam que mesmo o “bom condutor” comete, todos os dias, algo em torno de 10 infrações de trânsito.





Cinto e celular

Além da Transerp, o trânsito na cidade é fiscalizado também pela Polícia Militar, por meio de um convênio com a prefeitura de Ribeirão Preto.Segundo o capitão da PM Wagner Baratto, outras infrações comuns cometidas pelos motoristas são a falta do cinto de segurança e o hábito de falar ao celular enquanto dirige.

“A ênfase principal da fiscalização está em verificar se o condutor é habilitado, as condições gerais do veículo, bem como se a documentação está em ordem”, disse Baratto.

Já o diretor da 15ª Ciretran, em Ribeirão Preto, Paulo Sérgio de Oliveira, é preciso atuar em diversas frentes: “trabalhar na educação da população e investir na melhoria do sistema viário”.

Oliveira também afirmou que o processo de habilitação dos novos condutores tem ficado mais rigoroso.

Fonte: Jornal A Cidade





Deixe seu comentário