Todo final de ano é sempre a mesma história. As festas natalinas e de ano novo afastam os doadores de sangue que freqüentam o Banco de Sangue do Hemocentro de Ribeirão Preto. Ao mesmo tempo, com as férias escolares é maior o número de pessoas e veículos pelas estradas do país e consequentemente, aumenta o número de acidentes trânsito. Por isso, sempre é bom conscientizar aqueles que são doadores freqüentes e aqueles que nunca doaram, que manter o estoque é imprescindível pois qualquer um pode precisar.
O Hemocentro de Ribeirão Preto é responsável pelo abastecimento de sangue para 110 hospitais de mais de 200 cidades da região, e para facilitar a vida do doador agenda os horários pelo telefone 0800-979-6049, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou ainda pelo e-mail doador@hemocentro.fmrp.usp.br
Os candidatos a doadores devem ter entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias, com peso mínimo de 50 kg. Os homens podem doar até quatro vezes por ano, com um intervalo de 60 dias entre as doações. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias para doação.
Restrições – No entanto, existem algumas restrições temporárias para que a coleta de sangue seja feita, como as pessoas que tiveram gripe e devem aguardar pelo menos 7 dias. As mulheres que deram à luz devem aguardar 90 dias no caso de parto normal e 180 em caso de cesariana. Também não pode doar quem fez tatuagem nos últimos doze meses e o candidato não pode ingerir bebidas alcoólicas até doze horas antes de fazer a doação.
Estão excluídos de fazer a doação aquelas pessoas que contraíram Hepatite, após os 10 anos de idade, ou que apresentem evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e
Doença de Chagas ou quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis.
Triagem – Antes de fazer a doação, o candidato passa por um processo de triagem, que consiste em alguns exames e uma entrevista. Se você estiver com algum problema de saúde ou apresentando sintomas como perda de peso, manchas na pele, caroços pelo corpo ou ínguas, feridas na boca, diarreia ou febre, não doe sangue e procure um médico.
Os doadores são submetidos a exames para detecção de Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Os resultados positivos para AIDS, Hepatite B e C, HTLV I e II, Sífilis e Chagas serão informados à Vigilância Epidemiológica.
Confira os horários de funcionamento:
Hemocentro campus:
Rua Catão Roxo, 2.501, bairro Monte Alegre.
26/12 a 31/12 – 7h às 13h
01/01 – fechado
Posto de coleta:
Rua Quintino Bocaiúva, 470, Centro.
26/12 a 28/12 – 7h às 19h
29/12- fechado
30/12 e 31/12- 7h às 13h
01/01- fechado
Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto