Nas cidades de Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diagnóstico e tratamento gratuito para as crianças com obesidade, doença discutida no programa EPTV Comunidade deste sábado (21).
Atendimento
Os pacientes devem se consultar em centros de saúde da cidade. Com o diagnóstico preliminar dos médicos, as crianças podem ser encaminhadas aos ambulatórios especializados no tratamento da obesidade infantil.
Confira os ambulatórios específicos em Campinas
Para ter acompanhamento nos ambulatórios específicos de obesidade infantil, a criança deve passar por diagnósticos nas unidades de saúde. O médico que irá encaminhá-lo para o ambulatório de especialidades.
Hospital de Clínicas da Unicamp
Após o diagnóstico, a criança pode ser encaminhada ao ambulatório do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O jovem com obesidade terá acompanhamento multidisciplinar com a intervenção de pediatras, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e endocrinologistas.
Policlínica 2
Outra indicação é o encaminhamento para a Policlínica 2, localizada na Avenida Campos Salles. No ambulatório especializado, o paciente passa por atendimento de endocrinologistas, pediatras e nutricionistas.
Confira os ambulatórios específicos em Ribeirão Preto
Para o tratamento nos ambulatórios de especialidades, o jovem também deve passar por diagnósticos nos centros de saúde. O médico irá encaminhá-lo para o ambulatório de especialidades.
Hospital das Clínicas da USP
Além de pesquisas sobre a doença, o ambulatório específico do hospital acompanha a criança diagnosticada com obesidade nas unidades.
Programa Saúde da Criança e do Adolescente da prefeitura
O Programa Saúde da Criança e do Adolescente da Prefeitura de Ribeirão Preto funciona no Núcleo de Gestão Assistencial 59, localizado na Rua Minas, nº 895. No local, a criança tem o acompanhamento da doença.
Fonte: G1