Caps Infantil de Ribeirão tem 120 pacientes em tratamento

Completando cinco meses de atuação, atendendo crianças e adolescentes dependentes químicos, o Caps I (Centro de Atenção Psicossocial / Infantil) já apresenta alguns bons resultados no tratamento oferecido. “Já temos paciente que não conseguia freqüentar uma sala de aula e agora já foi matriculado para o ano letivo de 2013. É um grande avanço, pois este é um tratamento de longo prazo.”, comemorou o médico Nelson Liporace, gerente da unidade.

Para o secretário da Saúde, Stênio Miranda, a implantação do Caps I, pela Prefeitura Municipal em julho deste ano, veio complementar uma rede de atenção integral para as crianças e adolescentes portadores de dependência química. “Esse serviço também está integrado à rede municipal de atendimento a crianças e adolescentes, constituída pelos ambulatórios de pediatria das UBS (Unidades Básicas de Saúde), o Pronto Atendimento em Pediatria e a Unidade de Especialidades Pediátricas PAM 2”, explicou.





A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto investiu recursos para adequação do espaço físico e, a unidade conta com salas para consultórios, atendimentos de enfermagem, para atendimento em grupo, biblioteca, cozinha, além de área de convivência.

Os pacientes aqui atendidos são assistidos por psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras. Aqui, além do atendimento clínico, também oferecemos aulas de prevenção ao uso de drogas, grupos de vivência familiar, grupo de pais e atividades educativas e até alfabetização”, explicou o gerente Nelson Liporace.

O tratamento, segundo ele, pode ser feito em regime semi-intensivo (comparecimento na unidade de duas a três vezes por semana) e não intensivo (uma vez por semana),  dependendo da estabilidade clínica do paciente. “Hoje, a maioria dos nossos pacientes está na faixa etária de 12 a 16 anos e são dependentes de drogas como maconha, cocaína e crack”, acrescentou.

Nesse projeto, a Prefeitura de Ribeirão Preto atua em parceria com a Fundação Valdemar Barnsley Pessoa, que custeia a equipe de Recursos Humanos. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto





Deixe seu comentário