Centro de Ribeirão Preto abre plantio de árvores ao longo de 2013

Após um estudo feito por professores da USP Ribeirão Preto no ano passado apontando áreas com deficit de árvores em Ribeirão Preto (313 km da cidade de São Paulo), a prefeitura divulgou nesta sexta-feira (18) um projeto que prevê o plantio de 10 mil mudas de árvores nas calçadas ao longo de 2013.

O projeto começou neste mês na área central, que possui o menor número de árvores. Equipes da Secretaria do Meio Ambiente estão visitando os moradores para “despertar” a conscientização.

De lá, a prefeitura pretende seguir um cronograma que engloba Vila Seixas e Higienópolis, entre outros.

No estudo, que a reportagem divulgou em agosto de 2012, quase a metade (46,3%) das árvores plantadas no centro de Ribeirão não está em boas condições, está doente ou pior: já morreu.

A prefeitura vai oferecer 15 espécies arbóreas de pequeno, médio e grande portes características de cada área. As mudas serão oferecidas com altura de 1,5 metro a 1,8 metro. Ipês amarelo e branco e quaresmeiras estão na lista.





De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, os moradores interessados em adquirir uma muda podem fazer o pedido no site da prefeitura (ribeiraopreto.sp.gov.br).

Mariel disse ver o projeto como um desafio, que pretende diminuir os ruídos e níveis de emissão de gases do efeito estufa, captar poeira e melhorar o sombreamento.

Entre 2009 e 2012 foram plantadas 14.584 mudas de árvores em 16 bairros das zonas leste, norte e sul. O entorno do córrego Retiro Saudoso também foi arborizado.

Em 2011, a prefeitura municipal de Ribeirão Preto e a associação dos moradores do d fizeram um projeto piloto e plantaram 440 árvores nas calçadas do bairro.

Segundo a representante do Tanquinho Claudineia Amado, a comunidade respondeu bem ao projeto, mas as empresas, não. “Como os proprietários só entram no bairro para trabalhar, não enxergam a necessidade.”

Fonte: Bol.com.br





Deixe seu comentário