Após um estudo feito por professores da USP Ribeirão Preto no ano passado apontando áreas com deficit de árvores em Ribeirão Preto (313 km da cidade de São Paulo), a prefeitura divulgou nesta sexta-feira (18) um projeto que prevê o plantio de 10 mil mudas de árvores nas calçadas ao longo de 2013.
O projeto começou neste mês na área central, que possui o menor número de árvores. Equipes da Secretaria do Meio Ambiente estão visitando os moradores para “despertar” a conscientização.
De lá, a prefeitura pretende seguir um cronograma que engloba Vila Seixas e Higienópolis, entre outros.
No estudo, que a reportagem divulgou em agosto de 2012, quase a metade (46,3%) das árvores plantadas no centro de Ribeirão não está em boas condições, está doente ou pior: já morreu.
A prefeitura vai oferecer 15 espécies arbóreas de pequeno, médio e grande portes características de cada área. As mudas serão oferecidas com altura de 1,5 metro a 1,8 metro. Ipês amarelo e branco e quaresmeiras estão na lista.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, os moradores interessados em adquirir uma muda podem fazer o pedido no site da prefeitura (ribeiraopreto.sp.gov.br).
Mariel disse ver o projeto como um desafio, que pretende diminuir os ruídos e níveis de emissão de gases do efeito estufa, captar poeira e melhorar o sombreamento.
Entre 2009 e 2012 foram plantadas 14.584 mudas de árvores em 16 bairros das zonas leste, norte e sul. O entorno do córrego Retiro Saudoso também foi arborizado.
Em 2011, a prefeitura municipal de Ribeirão Preto e a associação dos moradores do d fizeram um projeto piloto e plantaram 440 árvores nas calçadas do bairro.
Segundo a representante do Tanquinho Claudineia Amado, a comunidade respondeu bem ao projeto, mas as empresas, não. “Como os proprietários só entram no bairro para trabalhar, não enxergam a necessidade.”
Fonte: Bol.com.br