Cerca de 30 professores da rede municipal de ensino participaram na noite de segunda-feira, 20 de agosto, na Casa da Ciência Galileu Galilei, de uma oficina de Afoxé proposta pelo Curso de Extensão “Diversidade Etnicorracial, Sexual e Cultural”, promovido pela Secretaria da Educação de Ribeirão Preto.
A oficina foi ministrada pelo artista baiano Mestre Moa do Katendê, fundador do Afoxé “Badauê” e, atualmente, coordenador geral do Afoxé “Amigos do Katendê”. Artista ligado às tradições Afro-baianas, Mestre Moa também é compositor, dançarino, capoeirista, ogã-percussionista, artesão e educador.
O Curso de Extensão “Diversidade Etnicorracial, Sexual e Cultural” busca congregar professores interessados em discutir as relações etnicorraciais e de gênero, com vistas à elaboração de propostas pedagógicas que auxiliem na implementação da Lei 11.645/08, de políticas públicas e de ações que visem à desconstrução de estereótipos e preconceitos que se fazem presentes no cotidiano escolar.
O curso também busca compilar mecanismos para promoção de uma educação democrática e mais igualitária, melhorando o processo de ensino/aprendizagem em sala de aula.
“O curso complementa o processo de discussão e ampliação de debates para a diversidade etnicorracial em sala de aula, sendo de extrema importância seu fortalecimento em ações futuras”, afirma Rosana de Lourdes Alves Monteiro da Silva, coordenadora do departamento de Diversidade Etnicorracial e Cultural da Secretaria da Educação.
O próximo encontro de formação deve acontecer na noite desta quarta-feira, 22 de agosto, também na Casa da Ciência, a partir das 18h, quando será desenvolvida uma Oficina de Xequerê, instrumento de percussão utilizado no Afoxé.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto