Editoras de Ribeirão Preto investem em autores locais e best-sellers

Duas editoras ribeirão-pretanas se preparam para alcançar novos mercados e dobrar o número de títulos lançados em 2013. Os planos incluem desde a aposta em livros digitais, os e-books, até a implantação de um projeto para distribuir livros gratuitos pelas ruas da cidade.

A idealista Coruja, atuando com nomes locais, quer sair de 11 para 20 novos títulos nas prateleiras nesse ano. Fundada em 2000, a editora está apostando na divulgação pela internet e no boca a boca para atingir novos leitores.

Entre seus autores, constam nomes como os do escritor Júlio Chiavenato, colunista de A Cidade, e o dramaturgo e jornalista Lucas Arantes, autor da peça “Edifício London”.

“Comercializamos uma média de 100 livros por mês e a divulgação do próprio escritor é muito importante nesse trabalho de atrair o público”, comenta o artista gráfico, editor e idealizador Lau Baptista. Com cifras bem mais expressivas, a Novo Conceito navega na seara dos best-sellers internacionais. Detentora dos direitos das obras do fenômeno de ficção, o americano Nicholas Sparks, a editora comercializou, em território brasileiro, 2 milhões de livros na cidade de Ribeirão Preto apenas do seu principal sucesso, Um Porto Seguro, no ano passado.





“Em 2013, 110 títulos serão lançados, frente aos 60 do ano passado. A equipe trabalha muito e é preciso estratégia e planejamento. Já temos tudo organizado até 2014”, afirma o presidente Fernando Baracchini.

De grão em grão
O trabalho na Editora Coruja é movido pelo talento de escritores ribeirão-pretanos e das redondezas. Contos, romances e histórias da região predominam entre os títulos lançados. Apesar de não dispor de campanha publicitária para divulgar os trabalhos, e muito menos de títulos consagrados, o editor investe em livros a preços módicos pra atrair leitores.

“Os livros mais baratos vendem mais. Um exemplo é a Coleção Rascunho que oferece livros a R$ 10”. Na contramão dos best-sellers, os contos são boa opção para incentivar as vendas.

“É uma maneira fácil de ler. E é também uma forma de disseminar a leitura. Quem vive no meio de livros, uma hora acaba lendo”, acredita Lau. Além dos lançamentos, 2013 também será o ano de importantes projetos. Entre eles, com a ajuda de patrocinadores, a editora planeja a distribuição gratuita de livros em diversos pontos da cidade.

“Ribeirão Preto é o retrato do Brasil. Tem pobreza, tem ignorância, falta edição, mas também tem uma riqueza extraordinária. A mistura brasileira está aqui”, comenta.

Entre as novidades de 2013, a editora negociou o lançamento de uma obra do escritor e dramaturgo paulistano Fernando Bonassi. Porém, a grande aposta continuará sendo feita com autores locais.

Fonte: Jornal da Cidade





Deixe seu comentário