A Polícia Militar Ambiental registrou esta semana 12 autuações contra empresas que deixaram de recolher caçambas com entulho em Ribeirão Preto (SP). A Associação dos Caçambeiros confirmou que o serviço na cidade de Ribeirão Preto chegou a ser interrompido, mas que voltará ao normal nesta quarta-feira (24).
De acordo com o capitão da PM Luciano Fraga Maciel, as infrações foram registradas após operação em 18 locais na cidade. “Os locais irregulares foram embargados”, informou. O problema fiscalizado pela polícia está presente em bairros como o Parque São Sebastião, Jardim Zara e Jardim Independência.
A perita contábil Ana Cléia Fulcherberguer alega que o entulho das obras em sua residência, em construção há 15 dias, está acumulado desde quinta-feira (18). Segundo ela, a empresa informou que não havia local para o descarte do material. “Até agora não vieram retirar, porque me falaram que não tem onde jogar entulho. Não estão nem entregando caçamba nova, nem estão vindo buscar as que estão cheias”, disse.
Caçambeiros
Contatado pela reportagem por telefone, o presidente da Associação de Transportadores de Entulho e Resíduos de Ribeirão Preto (Aterp), Ricardo Leonel, confirmou que o recolhimento das caçambas foi interrompido por três dias para serviços de manutenção, como limpeza de terrenos. No entanto, segundo ele, o trabalho será retomado pelas empresas nesta quarta-feira. A Prefeitura de Ribeirão Preto comunicou que o setor de Fiscalização Geral acompanhará o andamento do serviço.
Fonte: G1