Estudo aponta que população confia menos na Prefeitura de Ribeirão Preto

Moradores de Ribeirão Preto (SP) estão confiando menos na Prefeitura e na Câmara Municipal. Essa foi a conclusão de uma pesquisa divulgada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão (Acirp) nesta última quarta-feira (5).

O estudo, realizado desde 2009, ouviu a opinião de 407 moradores entre os meses de junho e julho, com objetivo de avaliar a percepção da população sobre a qualidade de vida em Ribeirão.

Com notas de 1 a 10, os entrevistados classificaram a qualidade dos serviços públicos e o nível de confiança em instituições como Bombeiros, Procon, imprensa, Ministério Público, entre outros. As categorias são definidas da seguinte forma: ruim (1 a 5), bom (6 a 08) e excelente (9 a 10).

As notas recebidas pela Prefeitura e pela Câmara foram 5,85 e 5,27, respectivamente. As avaliações foram piores que as obtidas no ano passado, quando o Executivo recebeu nota 5,94 e o Legislativo 5,63.

“Isso significa que a população não está acreditando em instituições tão importantes para a cidade. Os moradores percebem que houve uma perda na qualidade dos serviços prestados”, afirmou José Carlos Carvalho, presidente da Acirp.

Carvalho explicou que a insatisfação pode ser comprovada ainda na expectativa dos moradores quanto à administração municipal, que também foi avaliada no estudo. Em 2012, 46,9% disseram acreditar que a cidade vai melhorar com a atuação da prefeita Dárcy Vera (PSD) e seu secretariado. Em 2009, esse índice era de 61%.

Ranking 2012 de confiança nas instituições de Ribeirão Preto
1º Bombeiros 8,92
2º Correios 8,34
3º Imprensa escrita 7,93
4º Acirp 7,93
5º Procon 7,44
6º Imprensa televisiva 7,41
7º Polícia 7,37
8º Poder Judiciário 7,08
9º Conselho Tutelar 7,03
10º Guarda Municipal 6,88
11º Ministério Público 6,81
12º Prefeitura 5,88
13º Câmara 5,30

Limpeza urbana
A população avaliou o recolhimento do lixo domiciliar com nota média 6,6. Em 2009, a nota para o mesmo ítem foi 7,27.

Sobre coleta seletiva, a nota média foi ainda mais baixa, 5,9. Do total, 44,2% dos entrevistados consideram-se totalmente insatisfeitos com o serviço em Ribeirão. O estudo levou em consideração não apenas a coleta realizada pela Prefeitura, mas por outras cooperativas e entidades assistenciais





Saúde e educação
A avaliação dos serviços de saúde e educação também foi baixa. Nesse quesito foram entrevistados não apenas os usuários, mas também não usuários. “São aqueles que avaliam indiretamente. É a dona de casa que ouve da empregada como ela é tratada em uma UBS ou as dificuldades para pegar ônibus”, explicou o economista Fred Guimarães.

Entre os que são usuários das unidades de saúde e escolas municipais, a nota média foi 5,34 e 6,05, respectivamente. Já entre os que não são usuários, as notas foram ainda piores: 4,5 e 4,97.

“É possível constatar um aumento da avaliação nesses três anos. Há três anos, por exemplo, a saúde foi avaliada com 4,61. Mesmo assim, a média ainda está abaixo do desejável por se tratar de serviços básicos”, disse Carvalho.

Transporte
A nota dos ribeirão-pretanos para o transporte coletivo foi 5,56. Assim como nos casos anteriores, entre os que não utilizam o serviço a média foi mais baixa: 4,98. Em relação à segurança no trânsito, 58,7% disseram estar insatisfeitos, contra 41,3% satisfeitos ou totalmente satisfeitos.

O presidente da Acirp citou o tempo de deslocamento em trajetos curtos, como principal fator para a baixa avaliação. “A gente evita alguns horários porque a qualidade do trânsito está ruim. Tem doméstica que levanta 4h para chegar às 7h no trabalho. Uma cidade com 600 mil habitantes como Ribeirão Preto não era para ser assim”, criticou Carvalho.

Melhorou
Abastecimento de água, controle de enchentes e limpeza de ruas e avenidas foram os únicos serviços prestados pela administração municipal em que foi observado crescimento na nota de avaliação.

O fornecimento de água – que havia recebido 7,84 em 2011 – foi avaliado com nota 8,02. Com relação à limpeza urbana, a nota média foi 6,14. Em 2011, o mesmo ítem recebeu 5,87.

No caso do controle de enchentes, a nota média em 2009 era de 3,61 e esse ano foi 6,69. Para o presidente da Acirp, a boa avaliação é resultado das obras antienchentes nas Avenida Jerônimo Gonçalves, Francisco Junqueira e Álvaro de Lima.

“Agora a gente encaminha esse resultado para o poder Executivo, Legislativo e Judiciário para que eles olhem de maneira construtiva. Ao mesmo tempo, nós nos colocamos de portas abertas para discutir soluções conjuntas”, disse Carvalho.

Prefeitura
G1 procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto na tarde de quarta-feira de ontem (5), mas não obteve retorno sobre os questionamentos enviados.

Fonte: G1





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