Festival exibe filmes de arte nacionais e estrangeiros em Ribeirão Preto

O ecletismo dá o tom na nona edição do Festival de Cinema da cidade de Ribeirão Preto. Filmes de vários estilos e países marcam presença no evento que começa nesta sexta-feira (5). Uma comédia francesa, um drama surrealista tailandês e um filme de terror uruguaio vão ser exibidos no Cinemark do Novo Shopping até o dia 11.

Pela primeira vez, a seleção ficou a cargo dos irmãos gêmeos Marcos e André Luiz de Castro, 30 anos, cinéfilos e funcionários da São Paulo Film Commission, que contaram com a orientação do crítico de cinema Rubens Ewald Filho.

“Escolhemos os títulos de vários gêneros levando em conta a opinião de crítica especializada daqui e de outros países”, diz Marcos.

Entre os filmes selecionados, o curador destaca o uruguaio “A Casa” e o norte-americano “Reencontrando a Felicidade”. O primeiro é um terror sul-americano nos moldes de “Atividade Paranormal” que custou míseros US$ 6 mil e já se tornou um fenômeno mundial.

O segundo é um drama no qual Nicole Kidman recebeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor atriz por seu desempenho.

“Reencontrando a Felicidade’ marcou a volta da atriz aos filmes de sucesso, após um período de fracassos. É Nicole dando a volta por cima”, afirma o cinéfilo. O filme é dirigido por John Cameron Mitchell, cineasta homossexual assumido que em 2006 chamou a atenção da crítica especializada com o drama erótico “Shortbus”.

O filme com Nicole Kidman mostra o drama de um casal que perdeu o filho de quatro anos. “É um tema batido que se transforma na mão de um grande cineasta”, afirma Marcos.

O curador também ressalta “Hanami – Cerejeiras em Flor”, longa-metragem da alemã Doris Dörrie que trata da velhice, solidão e morte. “A diretora obteve certo sucesso no Brasil nos anos 80 com a comédia ‘Homens’, de 1985”, comenta.

No gênero surrealista, “Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas” chama a atenção por vários motivos. Primeiro porque vem da Tailândia, país cuja produção cinematográfica é pouco conhecida. Segundo porque faturou a Palma de Ouro em Cannes em 2010. E em terceiro lugar, porque seu diretor tem um dos nomes mais complicados do cinema atual: Apichatpong Weerasethakul, ou simplesmente, Joe. “O festival precisava de um representante asiático e esse filme é interessante porque mescla uma série de gêneros, do drama a fantasia. É meio maluco, mesmo”, garante Marcos.





Curtas

O festival também traz uma seleção de curtas brasileiros de 15 minutos que serão exibidos antes de cada longa-metragem. Os curtas fazem parte da mostra competitiva que vai exibir sete trabalhos finalistas. “Tivemos 32 inscrições de obras de todo o país e o nível estava muito bom. Deu dó de tirar alguns filmes. Muitos deles contam até com atores globais”, diz Marcos. Ao final do festival, serão escolhidos os melhores curtas-metragem pela comissão julgadora e pelo público. Os filmes vão ser apresentados em duas sessões diárias: 19h e 21h30.

Marcos espera que os títulos chamem a atenção do público mais antenado, a exemplo do que ocorre no Cine Fórum realizado nos Estúdios Kaiser. Desde que os gêmeos assumiram a coordenação do projeto, as sessões, realizadas quinzenalmente aos sábados, são bem concorridas. “É preciso saber ‘pescar’ as pessoas certas para este tipo de cinema. Pessoas que tenham argumento para discutir depois aquilo que assistiram”, argumenta.

Programação

Sexta-feira

Às 19h
Curta: Revertere Ad Locum Tuum
Longa: Natimorto

Às 21h30
Curta: Pimenta
Longa: Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas.

Dia 6

Às 19h
Curta: Cores e Botas
Longa: A Casa

Às 21h30
Curta: Lápis de Cor
Longa: Reencontrando a Felicidade.

Dia 7

Às 19h
Curta: Pimenta
Longa: Hanami – Cerejeiras em Flor

Às 21h30
Curta: O Contador de Filmes
Longa: Não Se Pode Viver Sem Amor

Dia 8

Às 19h
Curta: O Filme Mais Violento do Mundo
Longa: Enfim Viúva

Às 21h30
Curta: Revertere Ad Locum Tuum
Longa: Hanami – Cerejeiras em Flor

Dia 9

Às 19h
Curta: Lápis de cor
Longa: Reencontrando a Felicidade

Às 21h30
Curta: O Filme Mais Violento do Mundo.
Longa: Enfim Viúva

Dia 10

Às 19h
Curta: Caos
Longa: Não Se Pode Viver Sem Amor

Às 21h30
Curta: Cores e Botas
Longa: Natimorto

Dia 11

Ás 19h
Curta: O Contador de Filmes
Longa: Tio Boonmee

Às 21h30
Curta: Caos
Filme: A Casa

Sempre na Sala 7 do Cinemark do Novo Shopping

Fonte: Jornal A Cidade





Deixe seu comentário