A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a primeira morte por influenza H1N1 (gripe suína), desde 2009. A vítima, um homem de 51 anos, estava internada no Hospital das Clínicas há duas semanas e morreu na madrugada desta terça-feira (25).
A cidade não registrava casos da doença desde outubro de 2009, quando houve sete ocorrências. Ao todo foram registrados 190 casos de gripe suína naquele ano, com três mortes.
O caso em guia de Ribeirão Preto é o segundo no Estado de São Paulo em 2011. A Secretaria Estadual de Saúde registrou o primeiro caso de morte pela doença na semana passada de uma mulher de 42 anos, que era moradora de Bauru.
De acordo com a médica sanitarista Carmem Paula Vasconcelos Laprezi, da Secretaria da Saúde, das 147 amostras de pacientes colhidas em 2011 pelo Projeto Sentinela, foram isolados o vírus da influenza H1N1 em seis pacientes. “Esse projeto coleta amostras de material para que seja identificado o tipo de vírus que está circulando e ajuda a programar a campanha de vacinação contra gripe do próximo ano”, explica.
A gripe suína
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A (H1N1) e foi detectado inicialmente no México, em abril de 2009 e em poucos dias atingiu Estados Unidos, Canadá, Espanha, Inglaterra e vários outros países, incluindo o Brasil. Em junho de 2009, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o nível de alerta de pandemia da gripe A para fase 6, indicando ampla transmissão em pelo menos dois continentes. Os sintomas são os mesmos da gripe “comum” mas um pouco mais acentuados. A forma de contágio é a mesma.
Fonte: Jornal A Cidade