A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto começou a entregar na última segunda-feira (7) aos moradores os boletos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Neste ano, a cobrança sofreu uma mudança – ao invés de carnês, os contribuintes receberão boletos mensais. O vencimento da primeira parcela, assim como para o pagamento com desconto em parcela única, acontece no dia 25.
No fim do ano passado em sessões polêmicas, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou o projeto da Prefeitura para reajustar o imposto – a variação será de 70% a 130%, dependendo da região da cidade.
Segundo o secretário adjunto da Fazenda Manoel Saraiva, no primeiro momento, os moradores receberão o boleto da parcela única, com desconto de 10%, e a primeira parcela do imposto, a fim de optarem pela melhor forma de pagamento.
Para aqueles que escolherem o pagamento parcelado em 12 vezes, os boletos serão encaminhados pelo correio bimensalmente – o morador receberá a parcela que está vencendo e a referente ao mês seguinte.
Caso o morador tenha interesse em contestar o valor da cobrança do imposto ou fazer o pedido de isenção, é necessário fazer um requerimento e protocolá-lo na Prefeitura ou no PoupaTempo. O prazo para fazer o requerimento é de 30 dias.
A segunda via dos boletos que não chegarem ao destino até o prazo máximo para o pagamento poderão ser solicitadas no PoupaTempo, na Secretaria da Fazenda, ou no site da Prefeitura.
Fonte: G1