O músico pernambucano Lenine promete levar um show intimista, repleto de surpresas sonoras e visuais, ao público de Ribeirão Preto (SP) no próximo sábado (27). A apresentação pela turnê do seu décimo disco, “Chão”, será no Theatro Pedro II, a partir das 21h30. A acústica do local da apresentação, segundo o artista, favorece a concepção de seu mais recente trabalho, com efeitos eletrônicos que o acompanham ao violão, sem a presença de instrumentos de apoio como bateria e contrabaixo.
Reforça a atmosfera intimista a cenografia concebida por Paulo Pederneiras, que traz tons de vermelho no chão e três lâmpadas iluminando os músicos em contraste com a escuridão do entorno. Ao explicar a diferença entre um show fechado com relação a uma apresentação ao ar livre, Lenine faz uma analogia com o teatro e o cinema. “No teatro o ator tem que carregar na interpretação para chegar a todos na sala, no cinema, diferentemente, a câmera vai buscar o íntimo. No show é a mesma coisa, ao ar livre a gente carrega na interpretação, no teatro podemos explorar o íntimo”, afirmou o compositor, em entrevista por email ao G1.
No repertório executado por Lenine, Bruno Giorgi e JR Tostoi, há dez canções inéditas registradas no disco, presenteadas por ruídos como o de um canário belga chamado de Frederico VI. A inclusão, de acordo com o compositor, aconteceu por acaso, em razão de um episódio durante a gravação do CD em que o pássaro inesperadamente cantou.
“Frederico VI, o canário belga de minha sogra, foi o grande culpado! Sim, estávamos gravando um primeiro lote de canções, mas a porta ficou aberta. Quando fomos ouvir, ele não apenas interferiu, como solou, fez arranjos lindos para a música. A partir de então decidimos assumir os ruídos do cotidiano como base rítmica do disco”, explicou.
Dentre as canções que o público de Ribeirão poderá conferir estão a apocalíptica “Isso é só o começo”, “Envergo mas não quebro” e a música que dá nome à turnê. Sucessos de discos anteriores como “Leão do Norte” e “A Ponte” também ganham releituras adaptadas ao ambiente sonoro eletrônico.
“É muito bacana perceber o estranhamento que causa no público o início do show “Chão”. Pra audiência é uma novidade esse espetáculo quadrifônico, experiência mais associada ao cinema”, diz Lenine, que já levou a nova turnê para mais de 20 cidades brasileiras, além de ter passado por países como Chile, Uruguai, França e Itália.
Serviço
O Theatro Pedro II fica na Rua Álvares Cabral, 370, no Centro de Ribeirão Preto. Ingressos custam R$ 60 para balcão simples e galeria, e R$ 80 para plateia e balcão nobre. Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-8111.
Fonte: G1