Funcionários de um colégio em Ribeirão Preto (SP) foram flagrados na manhã desta terça-feira (4) queimando apostilas e livros novos da rede pública de ensino. A denúncia foi feita por vizinhos incomodados com a fumaça que saía do pátio da Escola Estadual Professora Jenny de Toledo Piza Schoroeder, no bairro Presidente Dutra.
As imagens gravadas pela equipe de reportagem da EPTV mostram as mulheres destruindo as encadernações, que ainda estavam lacradas em embalagens de plástico, em duas fogueiras. As apostilas trazem na capa os nomes de disciplinas como História, Artes, Matemática, Física e Geografia.
Estado
Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto informou que os materiais queimados são cadernos dos próprios alunos e apostilas de atividade que não podem ser reaproveitados.
Segundo a Diretoria, os estudantes rasgaram e espalharam o livros pela rua na tarde de segunda-feira (3), e funcionárias terceirizadas teriam recolhido e queimado de forma indevida. “Uma equipe de supervisores irá à escola para averiguar o ocorrido e, se necessário, adotar as medidas administrativas cabíveis.”
Esse não é um caso isolado. No dia 23 de novembro, um catador de sucatas encontrou apostilas novas descartadas em sacos plásticos e dentro de uma caçamba em frente à Escola Municipal Alfredo Cesário de Oliveira, em Igarapava (SP). O material era destinado a alunos de 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental.
Na ocasião, a diretora Silvana Machado disse que a escola passava por uma limpeza e os livros teriam sido jogados no lixo por engano. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.
Fonte: G1