Moradores do bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto (SP), reclamam do lixo e do entulho acumulados em um terreno que pertence à Prefeitura municipal de Ribeirão Preto. Há um ano, o Jornal da EPTV mostrou o problema e, na última terça-feira (27), constatou que a situação continua a mesma. No local, uma placa instalada há cerca de dois meses anuncia a construção de uma praça pública na área, mas os trabalhos não começaram.
O fotógrafo João Seni mora em frente ao terreno há seis anos e diz que sempre enfrentou o problema. “É um verdadeiro lixão, nunca vi isso aqui limpo”, afirmou. Em frente à casa dele, uma boca de lobo está entupida por causa do lixo e provoca alagamentos em dias de chuva. “Quando chove vira uma lagoa, enche toda a rua de água. Aí o lixo fica boiando aqui na lagoa”, contou Seni.
Além do incômodo que traz à vizinhança, a sujeira e o mau cheiro obrigaram a comerciante Mara Elaino Costa a fechar a lanchonete que mantinha próximo ao local. “Até fechei porque não tem condições de trabalhar com essa lixeira, de você estar servindo aos outros e o lixo voando”, disse. O fundo da casa dela fica virado para o terreno. “Se eu quiser o quintal da minha casa limpo, tenho que ficar varrendo quase que o dia inteiro.”
Mara cobra a construção da praça, pois, segundo ela, falta área de lazer no bairro. “Meus filhos não podem brincar na rua, têm que ficar presos dentro de casa. Tinha que fazer uma área de lazer para as crianças terem onde brincar”, disse. O estudante Vinicius Almeida, de 14 anos, concorda com a necessidade da praça. “Não brinco mais fora de casa. Aqui não tem como brincar desse jeito, já vi criança caindo no meio do lixo e se cortando”, contou.
Outro lado
Por nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o local é limpo periodicamente, mas que vândalos jogam detritos. A administração municipal confirma que será implantada uma praça na área e que o processo para as obras já foi iniciado. No entanto, o prazo para sua conclusão não foi divulgado.
Fonte: G1