Lustre de Tomie Ohtake é retirado para limpeza em teatro de Ribeirão

Funcionários do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP) retiraram para limpeza na cidade de Ribeirão Preto na manhã desta segunda-feira (18) um lustre de 1,4 tonelada que adorna uma das maiores salas de ópera do país. A peça de cristal denominada “Gota D’Água”, que integra a cúpula concebida pela artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake, foi removida por uma equipe de seis pessoas por volta das 10h e somente será recolocada no dia 20.

O lustre é um dos símbolos da reinauguração do Pedro II em 1996, que ficou 16 anos fechado em razão de um incêndio em julho de 1980. Além de limpeza com água e detergente, antes que o objeto seja recolocado no teto, serão trocadas e testadas as 80 lâmpadas de sua composição, que em conjunto com as ondas da cúpula buscam dar ao espectador a sensação de movimento das águas.





“Para descer foram em torno de vinte minutos e há a necessidade de quatro a seis homens na carretilha. Para subir leva em torno de uma hora e vinte minutos”, disse o presidente da Fundação Pedro II, Josué Peixoto, sobre os cuidados com a peça de 2,7 metros de altura e de 2,2 metros de largura.

A delicada tarefa é realizada anualmente, entre janeiro e fevereiro, quando a agenda de espetáculos do teatro está parada e a direção aproveita para cuidar da manutenção de itens mais pesados, de acordo com Peixoto, como cabine elétrica e gerador. “É uma peça muito importante, precisa ter muito cuidado na descida, na limpeza e na subida. Quanto a isso nossos funcionários têm todo esse cuidado com o símbolo do teatro”, disse.

O presidente da fundação confirmou que a temporada de espetáculos do Pedro II começa em março.

Fonte: G1

 





Deixe seu comentário