Manifestação em Ribeirão Preto apoia os índios guaranis-kaiowás

Ativistas ambientais de Ribeirão Preto (SP) fizeram uma manifestação nesta sexta-feira (9) em apoio aos índios guaranis-kaiowás, que podem ter que deixar as terras em que vivem devido a disputas territoriais com fazendeiros. Em setembro, a Justiça Federal determinou que os índios desocupassem uma área privada em Iguatemi (MS), mas uma liminar suspendeu a decisão. “No mínimo, eles estão lá há mais de 500 anos”, disse o líder dos manifestantes, Reinaldo Romero.

O protesto no cruzamento das avenidas Nove de Julho e Portugal reuniu integrantes da Associação Cultural Ecológica Pau Brasil, que pintaram o rosto e colocaram ornamentos indígenas. “Foram organizados atos públicos em muitas cidades brasileiras. E aqui, em Ribeirão Preto, na terra de usineiros, nós estamos fazendo esse ato em defesa dos índios guaranis-kaiowas para que seja feita a demarcação das terras indígenas”, explicou Romero.





Segundo ele, o grupo também fará uma carta em defesa dos indígenas endereçada à presidente Dilma Roussef, ao governador do estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “Estamos exigindo a demarcação da área indígena para que nenhum pé de cana ou grão de soja seja mais plantado nas terras deles, que nenhum boi invada mais as terras indígenas”, afirmou.

Fonte: G1





Deixe seu comentário