Menino de 5 anos ganha na Justiça direito a ônibus adaptado em Ribeirão

Uma dona de casa obteve na Justiça uma liminar que obriga a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) a fornecer transporte adaptado gratuitamente para o filho de 5 anos, que é deficiente intelectual e depende de ônibus urbano para realizar os tratamentos médicos.

Eva Maria Chivite conta que sempre enfrentou dificuldade para levar o garoto à escola e às aulas de equoterapia porque o bairro onde a família mora, na Zona Norte da cidade, não é atendido por veículos especiais. “Como eu vou levá-lo numa cadeira de rodas sem um ônibus adequado?”, questiona.

A mãe disse que procurou a Prefeitura e preencheu um requerimento solicitando que uma linha especial atendesse o bairro, mas não obteve resposta. “Tudo é muito burocrático. Às vezes você sabe que é direito, vai procurar e não consegue”, relatou.





Apesar das dificuldades, Eva não desistiu e pediu ajuda à Defensoria Pública, que entrou com uma ação contra a administração municipal. No dia 3 de setembro, o juiz da Infância e Juventude, Paulo César Gentile, concedeu a liminar e estabeleceu multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

Para a mãe, a conquista pode incentivar outras famílias que enfrentam o mesmo problema. “Só encontra dificuldade aquele que não tem amor. O Mateus é um grande vitorioso, eu tenho orgulho de estar com ele 24 horas. Eu tenho orgulho de mostrar ele para o mundo.”

Prefeitura
Em nota, a assessoria da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto informou que a Transerp, empresa que administra o trânsito e o transporte na cidade, tomou ciência do teor da liminar e está providenciando o transporte adaptado para a criança.

Fonte: G1





Deixe seu comentário