Número de eleitores adolescentes diminui 12% em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto registrou queda de 12% no número de eleitores entre 16 e 17 anos para a eleição deste ano em relação ao último pleito. A cidade tinha 4.927 adolescentes com o título nas mãos em 2008 e atualmente possui 4.333 – redução de 594 votantes.

Ao contrário de Ribeirão, Franca registrou aumento de adolescentes que irão votar. A cidade saltou de 2.570 em 2008 para 2.943 este ano – crescimento de 12,7%.

Outro município a aumentar em 18,6% o número de títulos emitidos para o voto facultativo de menores de idade foi Sertãozinho. Em 2008 eram 1.206 e para a eleição de 2012 serão 1.431.

A realidade de Ribeirão Preto acompanha a do Brasil, que registrou queda no número de adolescentes votantes. Em 2006 o país tinha 2,55 milhões de eleitores de 16 e 17 anos e nas últimas eleições presidenciais, em 2010, havia 2,39 milhões, diminuição de 7,8%.

Para o sociólogo Luiz Rufino, os dados são reflexo da decepção com a política nacional. “O cenário que o jovem encontra hoje é o cenário de descrédito da política, então, quando ele vai escolher o seu candidato, o que ele tem? Ele tem os escândalos que estão em cena hoje na TV, no rádio e etc, então ele acaba protelando o seu voto para mais tarde”, afirma.





O sociólogo também afirma que existe um problema sério de individualidade entre as pessoas mais jovens e que ainda vai demorar pelo menos 20 anos para que elas entendam que tudo o que envolve o setor público é mais importante do que o privado. Para Rufino o isto e o desinteresse em votar acontecem por falta de investimento em educação política.

“Hoje os partidos não politizam mais. O que ocorre é que este jovem não tem uma educação política, uma educação para o trato público e acaba deixando isso a cargo das decisões dos pais ou dos mais velhos, deixando isso para segundo plano. Somente a educação pode mudar de fato a posição do jovem hoje na política”, conclui Rufino.

O voto aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil, incorporada à Constituição Federal de 1988. O prazo para o adolescente tirar o título e votar neste ano terminou em maio, mas quem tiver interesse, poderá procurar o cartório eleitoral responsável pela sua região logo após o término das eleições municipais deste ano levando um documento de identidade e um comprovante de residência.

Fonte: Jornal a Cidade





Deixe seu comentário