Ônibus urbanos desrespeitam lei e circulam sem placas em Ribeirão

Um ônibus urbano foi flagrado infringindo a lei de trânsito neste sábado (17) ao circular sem placas pelas Avenidas Meira Junior e Quito Junqueira no bairro Campos Elíseos em Ribeirão Preto (SP). A mesma situação também foi registrada pela reportagem do G1 na última quarta-feira (14) nas Avenidas Fábio Barreto e Jerônimo Gonçalves (veja vídeo) e no dia 8 de novembro nas Avenidas Caramuru e  Professor João Fiusa, zona Sul da cidade.

Segundo o artigo 4º da resolução n.º 4 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), veículos zero quilômetro podem circular sem placas apenas por 15 dias, contados a partir da saída do mesmo do pátio da fábrica ou concessionária. A infração gera multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.

Os veículos flagrados pelo G1 – marcados com os números 2526 (dia 8 ) 2554 (dia 14) e 2125 (dia 17) – começaram a atender a população no início de outubro e integram um conjunto de novos coletivos do consórcio Pró-Urbano, formado pelas empresas Rápido D’Oeste, Turb, Transcorp e Sertran. O grupo ganhou a concorrência para explorar o transporte público pelos próximos 20 anos e se comprometeu a investir R$ 130 milhões em melhorias.





Há quase 30 anos Ribeirão não tinha concorrência no transporte público. Com exceção da Sertran, todas as outras empresas que venceram a licitação, realizada em abril, são as mesmas que já prestam o serviço na cidade desde 1984.

Resposta
A assessoria do consórcio Pró-Urbano informou que os ônibus foram colocados em circulação em caráter emergencial para atender linhas cujos veículos passavam por inspeção periódica. A decisão, segundo a assessoria, foi tomada para não prejudicar a escala de horários previstos em cada trajeto.

A Pró-Urbano garantiu que a documentação dos coletivos está em ordem e que as empresas devem realizar o emplacamento de acordo com a previsão para a frota.

Fonte; G1





Deixe seu comentário