Moradores vizinhos à Praça Jornalista Armando Lagamba convivem há oito anos com a falta de luz no espaço público no bairro Quintino Facci II em Ribeirão Preto (SP). Segundo o gerente industrial Silvio Trentino, a escuridão na área de lazer impede que a população use o local durante a noite por causa do medo da violência.
A única iluminação na praça, que possui um campo de futebol e uma quadra esportiva coberta, é a que vem dos postes das ruas ao redor do local. “Fica realmente sem ninguém na praça e fica muito perigoso. É muito sério”, explica Trentino.
O motorista Sérgio Bertoni conta que a área é boa para caminhada, principalmente para a terceira idade. “Se fosse iluminado seria muito bom porque nós estamos muito distante de parques melhores do município, que ficam nas áreas nobres”, conta Bertoni. Bertoni pede que a Prefeitura ajude na manutenção da praça. “Basta um pouco de vontade política”, acrescenta.
Segundo os moradores, foram feitos vários pedidos de ajuda para a administração da cidade. “Eles falam que não há viabilidade financeira para a execução desse serviço”, afirma Trentoni.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Prefeitura municipal de Ribeirão Preto informou que uma empresa foi contratada para fazer a manutenção de espaços públicos, mas não deu um prazo para que a praça seja novamente iluminada. A assessoria também disse que o vandalismo é um dos principais problemas da área.
Fonte: G1