O Circuito de Corridas CAIXA reunirá em Ribeirão Preto as equipes de corrida mais fortes e tradicionais da cidade, no dia 19. Pacer, Botafogo Runners e Cia Athletica estão entre os grupos que experimentarão as novidades da prova: largada às 18 horas e percurso totalmente reformulado, com largada e chegada no Parque Dr. Luís Carlos Raya.
O clima de celebração deve permear a corrida. Enquanto o Circuito CAIXA comemora este ano sua 10ª edição, a Pacer chega simultaneamente aos dez anos em Ribeirão Preto. Entre os destaques da equipe, são nomes certos na prova, Sueli Aparecida da Silva e Samur César Batista Inácio, nos pelotões de elite feminino e masculino, além de um grande volume de atletas amadores.
A Botafogo Runners também chega à prova comemorando: o Botafogo de Ribeirão Preto faz 95 anos em 2013. Idealizada por Alessandro Vega, médico do time de futebol, no ano passado, a equipe cresceu rápido, pulando de 35 para mais de 200 corredores. Hoje, um dos destaques é o queniano Stanley Kiboss, de 21 anos, que ficará no interior paulista até o final do ano, em intercâmbio.
Foi o próprio Kiboss que procurou a equipe. “Ele sempre se interessou pelo Brasil. Descobriu o nosso grupo no Facebook, entrou em contato, e nós o convidamos para fazer um intercâmbio e trocar experiências. Ele está hospedado no Botafogo, e sua meta é ficar entre os dez primeiros da Corrida de São Silvestre, no fim do ano”, conta Fabiane Veja, responsável pela administração e marketing da equipe. “Todos aqui querem falar com ele, e até os nossos treinos são um pouco em inglês. Nós já o levamos a alguns churrascos, também. Quando ouve alguém dizer ‘Botafogo’, ele logo emenda: ‘time grande.’”
“Correr é secundário”
O cuidado com os atletas é a principal característica da equipe de corrida da Cia Athletica, de acordo com a treinadora Luciana Bombom. “Sempre nos preocupamos com o bem estar dos alunos, afinal são pessoas cuidando de pessoas. E pequenos detalhes fazem toda a diferença. Há tantas providências que vêm antes da corrida propriamente dita, tanto trabalho e esforço envolvido, que a corrida acaba sendo uma consequência”, defende Bombom, como é conhecida pelos corredores.
Há oito anos em Ribeirão Preto, a Cia Athletica vem se preparando para abrir sua segunda unidade na região. A infraestrutura da academia também é aliada dos atletas da equipe, que sustentam boa expectativa a respeito das novidades do Circuito CAIXA para a cidade. “Vimos que o percurso foi bem alterado, tem um traçado bem diferente. Sempre que há mudanças, a prova se torna uma incógnita, mas acho que será muito interessante. E, nesse horário das 18 horas, com a temperatura bem mais baixa, a aceitação será bem maior”, destaca Bombom.
A etapa de Ribeirão Preto do Circuito CAIXA também contará com a Runnin’49, Assessoria 2 Run, Nova Fiusa e City Vida, também presenças constantes na prova do interior paulista.
Inscrições no fim
O prazo para garantir uma vaga na etapa de Ribeirão Preto do Circuito CAIXA termina neste domingo (13). Para participar, os atletas devem acessar o site oficial do evento, circuitocaixa.com.br, e pagar a taxa de R$ 60,00. Competidores maiores de 60 anos ganham desconto de 50% sobre esse valor.
O Circuito CAIXA já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8), Recife (11/8), Porto Alegre (1º/9) e Curitiba (29/9). Depois de Ribeirão Preto, segue ainda para São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.
A competição, que celebra dez anos em 2013, é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Ribeirão Preto, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria de Esportes e da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Granola Croqui e Nutry, além da supervisão técnica da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação Paulista de Atletismo.