Pela primeira vez, desde 2006, Ribeirão Preto está fora da relação de municípios onde há risco de epidemia de dengue, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Stenio Correia Miranda. A lista com 91 cidades ameaçadas pela doença foi divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde.
Segundo Miranda, entre 2006 e 2011, o número de casos confirmados da doença na cidade chegou a aproximadamente 50 mil, sendo 20 mil no ano passado – quando quase mil pessoas foram infectadas somente em janeiro. “Em 2012, nós já estamos chegando à metade de fevereiro e, no levantamento mais recente, tínhamos 12 casos”, disse.
A queda de 99% do número de infectados permite ao município descartar a possibilidade de uma nova epidemia, afirmou o secretário. “Dois mil e doze será um ano sem epidemia, pois já estamos na época em que o problema é maior e, até agora, o número de casos é muito reduzido”.
Miranda atribuiu o resultado à colaboração da população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença e à ação dos agentes de controle de vetores que realizam o trabalho preventivo na cidade.
Epidemia
Segundo o Ministério da Saúde, uma cidade está em situação epidêmica quando o número de casos da doença supera 300 por grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, essa proporção chegou a aproximadamente 3,3 mil para 100 mil habitantes em guia de Ribeirão Preto.
Fonte: G1