Saraiva é uma livraria fundada em 13 de dezembro de 1914 por Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva, imigrante português de Trás-os-Montes, no centro da cidade de São Paulo.
Em 2008 a empresa adquiriu a Livraria Siciliano e passou a ter 20% do mercado livreiro do Brasil. Conheça aqui as quatro unidades Saraiva Ribeirão Preto, localizadas nos maiores shoppings da capital da Bahia.
Teve o seu início em 1914, quando o Sr. Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, um imigrante português, fundou no Largo do Ouvidor, em São Paulo, uma pequena livraria destinada ao comércio de livros usados. Em virtude da localização da livraria, muito próxima à Faculdade de Direito do Largo São Francisco, do interesse pessoal e conhecimento da literatura jurídica que o Sr. Joaquim Saraiva possuía, a então denominada “Livraria Acadêmica” tornou-se conhecida dos professores e estudantes de direito frequentadores da região e especializou-se no comércio de livros jurídicos, que representa, até os dias de hoje, um segmento importante nos nossos negócios.
Na mesma década, Joaquim edita o primeiro livro, “Casamento Civil”, inaugurando a fase editorial da livraria. Nos trinta anos seguintes, a livraria teria como prioridade a área jurídica. A editora estende suas atividades comerciais e começa a editar também livros didáticos, literatura geral, ciências, etc., ao mesmo tempo em que amplia as atividades editoriais no campo jurídico e se torna a mais conceituada editora desse tipo de obra no Brasil.
Em 1947 a empresa transforma-se em sociedade anônima, com a denominação Saraiva S.A. – Livreiros Editores. Um grande número de ex-estudantes encaminha-se à livraria para subscrever ações da empresa em homenagem ao seu fundador, o Conselheiro Saraiva. A partir de 1970, passamos a editar Livros Didáticos e Livros Paradidáticos e, em 1972, a Saraiva transformou-se numa companhia aberta.
Ao longo dos anos 70, o processo de crescimento e formação de uma rede de lojas se iniciou concretamente com a abertura da segunda Livraria Saraiva, na Praça da Sé, marco central da capital de São Paulo. Na década de 80, com o crescimento do número de títulos publicados, viabiliza-se um serviço próprio de distribuição de livros da Editora Saraiva. Em 1983, iniciou-se o processo de expansão da rede de estabelecimentos da Livraria, com a abertura de diversas lojas em outros estados brasileiros e em shopping centers.
Enquanto que nos anos 90, reafirmando seu pioneirismo com as publicações jurídicas, a Saraiva passa a editar livros paradidáticos, obras de complementação do ensino das diversas matérias que compõem o currículo do ensino Fundamental e Médio. Ao final da década, a Saraiva passa a editar livros nas áreas de Administração, Economia e Marketing destinados ao currículo do ensino de terceiro grau. Enquanto a unidade de varejo abre a primeira de uma série de megalivrarias, totalmente informatizadas.
Em 1998, a Saraiva conclui a aquisição da Editora Atual. E passa a comercializar seus produtos por meio da internet através do site. Um dos primeiros sites de e-commerce do Brasil.
Em 2007, a Saraiva adquiriu a Pigmento Editorial S.A., responsável pela comercialização do Ético Sistema de Ensino, composto por uma linha de materiais didáticos editados com absoluto rigor conceitual e por uma linha de serviços de apoio pedagógico de reconhecida qualidade. Nesse mesmo ano, dando um passo a mais rumo ao futuro, a Saraiva cria produtos para atender as demandas do mercado educacional por conteúdos digitais.
Em 2008, a Saraiva amplia significativamente o seu potencial de atuação no mercado editorial e livreiro com a aquisição de 100% do controle acionário do Grupo Siciliano e passa a operar todas as lojas físicas e site desta rede.
Em 2010, a Editora Saraiva lança o Agora, sistema de ensino para a educação pública. No início de 2008, com a aquisição do Grupo Siciliano, os selos Arx e Caramelo foram incorporados ao catálogo da Editora. Em 2010 foi criado o selo Benvirá para publicação de obras de Ficção e Não Ficção.
O ano de 2012 foi marcado pelo nascimento de um novo selo: o SaraivaTec, que surge para atender à crescente demanda do segmento de cursos técnicos e de graduação tecnológica. No mesmo ano, a Saraiva e a Hoper Educação lançam em outubro o Saraiva Solução de Aprendizagem, nova solução didática de apoio ao ensino de Direito e Administração de Empresas. Trata-se de metodologia desenvolvida para apoiar o trabalho do professor em sala de aula e garantir maior aprendizagem dos alunos.
Em 2013, a Saraiva anuncia o lançamento de seu self-publishing: Publique-se!. No Publique-se! é possível transformar textos em livros digitais em apenas um clique. A Editora Saraiva fez um importante movimento estratégico para agregar ainda mais valor às soluções educacionais oferecidas, com a aquisição da Editora Érica Ltda.
A transação marcou sua entrada no mercado de conteúdo voltado para ensino técnico profissionalizante, reforçando a diversificação e o aumento da relevância da Saraiva no mercado Editorial Brasileiro. A Saraiva inaugura em setembro sua primeira loja em aeroporto, no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica).
Em 2014, a Saraiva completou 100 anos. Foi lançado o Lev, primeiro leitor digital portátil da Saraiva, que vem com a plataforma de livros digitais disponíveis no ecossistema da empresa. Pioneira no setor digital, a Saraiva apresentou o novo e-commerce que conta com layout moderno e tem como objetivo oferecer ao consumidor uma experiência única e rica com acesso a uma gama de conteúdos relacionados ao mix de produtos disponíveis, a proposta deste projeto é levar ao ambiente virtual a mesma experiência de compra de uma loja física por meio de ferramentas que deixam a navegação mais interativa, dinâmica e envolvente.
O Grupo Saraiva realizou, também, o Primeiro Prêmio Saraiva de Literatura e Música com objetivo de apresentar novos talentos da literatura e da música. O ano de 2015 marcou uma grande mudança nas atividades da Saraiva, com a venda dos ativos editoriais, o que permitiu um foco 100% dedicado às atividades do varejo, que englobam as lojas físicas e o e-commerce.
Saraiva Ribeirão Preto Trabalhe Conosco
Para informações sobre vagas disponíveis e como enviar seu currículo acesse o site.
Saraiva Ribeirão Preto Novo Shopping
Não importa, nos seus mais de 157.000 m2 de área construída é possível encontrar uma gama gigante de serviços que fez com que o Novo Shopping se transformasse em referência regional. Dentre elas a livraria Saraiva.
Saraiva Ribeirão Preto Santa Ursula
Saraiva localizada no Shopping Santa Úrsula conta com localização privilegiada, no bairro Higienópolis, no coração de Ribeirão Preto. Suas características únicas, que se destacam pela facilidade de acesso e pela relação afetiva estabelecida com a comunidade, fazem do empreendimento um local repleto de charme, familiaridade e sofisticação.
Horário de Funcionamento Saraiva Ribeirão Preto
- Segunda a sábado das 10h às 22h / Domingo das 14h às 20h
Onde Fica, Endereço e Telefone Saraiva Ribeirão Preto
- Ribeirânia: Av. Pres. Kennedy, 1500 – Ribeirânia -Telefone: (16) 3519-3370
- Centro: R. São José, 933 – Lojas 238-242 – Centro – Telefone: (16) 3519-3730
Outras informações e site
- Mais informações: www.saraiva.com.br