Secretaria da Saúde de Ribeirão alerta turistas para a necessidade de vacinação contra a febre amarela

O Ministério da Saúde está alertando para o início do período sazonal da febre amarela no Brasil, que vai de dezembro a maio. Por isso, está solicitando aos serviços de saúde que intensifiquem a vigilância sobre a doença nos serviços de saúde, bem como a vacinação para quem for viajar para áreas consideradas de risco, como a África e regiões da América, principalmente na região Amazônica.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por mosquitos infectados. A doença apresenta elevado potencial de disseminação e da gravidade clínica da doença.

No Brasil, a febre amarela ocorre de forma esporádica, com registros de casos isolados na área considerada endêmica (Região Amazônica) e na forma de surtos de maior ou menor magnitude, quando ocorre na região extra-Amazônica.





No período de 1999 a 2011, foram registrados 402 casos, com 186 mortes. Os últimos casos de febre amarela silvestre ocorreram em 2010 e 2011 (com dois casos em cada ano) na Amazônia Brasileira. Em 2012, até a primeira quinzena de dezembro, não houve registro de casos confirmados.

No cenário internacional, foi notificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um importante surto de febre amarela em Darfur, no Sudão (África), com início em setembro. Até dia 11 de dezembro haviam sido registrados 788 casos de febre amarela, com 166 óbitos suspeitos.

Por isso, a Divisão Epidemiológica da Secretaria da Saúde recomenda a todas as pessoas que forem viajar para essas regiões que tomem a vacina disponível e gratuita na rede municipal, com dez dias de antecedência. Todas as unidades de saúde com salas de vacina disponibilizam o medicamento

“É importante lembrar às pessoas que viajarem para estas regiões e apresentarem os sintomas, para que alertem seus médicos, visando a rápida adoção de medidas clínicas”, afirmou a enfermeira Larissa Gerin, da equipe de Imunização da Secretaria da Saúde.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto





Deixe seu comentário