A Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto está cadastrando interessados em participar do programa “Família Acolhedora”, que acolhe provisoriamente e de forma voluntária, em sua residência, crianças e/ou adolescentes que encontram-se em risco, e como medida de proteção precisam ser afastados de sua família de origem e serem colocados sob a guarda de outra família selecionada e sob determinação judicial. O serviço funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Departamento de Proteção Social Especial da Divisão de Alta Complexidade, e é composto por uma equipe multiprofissional que organiza e executa um conjunto de ações observando princípios e diretrizes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
A equipe realiza o processo de cadrastamento, seleção, capacitação e acompanhamento das “Famílias Acolhedoras” e concomitantemente com as “Famílias de Origem”, com a intenção de superação dos motivos que levaram a necessidade do afastamento e consequente reintegração, além de promover o acompanhamento psicossocial das criança e/ou adolescente no período de acolhimento, através da escuta individualizada e apoio emocional.
Para se cadastrar é necessário ser maior de 21 anos, sem restrição de gênero e estado civil; ter 16 anos de diferença entre a criança e/ou adolescente a ser acolhido; residir no mesmo município; não ter antecedentes criminais; não estar inserido no Cadastro Nacional de Adoção; não estar envolvido com uso de álcool e/ou drogas; não ter problemas de ordem psiquiátrica importante.
Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na rua Augusto Severo, 819, na Vila Tibério. A seleção será feita por meio de entrevistas, estudo psicossocial envolvendo todos os membros da família interessada.
Após a aprovação e capacitação, as “Famílias Acolhedoras”, ficarão disponíveis para receber crianças e adolescentes por determinação judicial.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto