Cada vez mais os casais de guia Ribeirão Preto realizam o sonho de subir ao altar. No entanto, o número de pessoas que consegue concretizar o desejo de voltar à vida de solteiro cresce em proporções bem maiores. Em seis anos, o número de casamentos aumentou em 27%, mas o de separações cresceu 86%. Já os divórcios tiveram um salto de 1.215% (veja os dados acima).
Segundo estatísticas do IBGE, divulgadas ontem, em 2010, foram registrados 3.627 casamentos em Ribeirão Preto e 1.508 pedidos de separação e divórcio. Comparado ao ano de 2009, houve um aumento de 8,33% no número de matrimônios e de 27% na quantidade de separações. Em relação a 2004, a diferença é ainda mais contrastante. Nesse ano, foram 2.846 casamentos e 336 uniões terminaram.
Segundo a psicóloga e autora do livro “Família e Mitos”, Marilene Kron, da Unesp, hoje as pessoas conhecem mais o outro antes de se casar, mas isso não significa que as uniões sejam duradouras. “O casamento implica uma reorganização muito grande da vida e hoje há uma facilidade maior de se encontrar outra pessoa, por isso o casal não investe no casamento”, explica.
Ainda de acordo com Marilene, homens e mulheres estão mais imediatistas e concentram muitas expectativas no outro. “Houve uma mudança no modo de relacionamento dos casais. Agora, eles realizam um test drive para ver se vai dar certo”, afirma.
Fonte: Jornal A Cidade