Técnico vistoria estádios de Ribeirão Preto candidatos a Centros de Treinamento de Seleções em 2014

O prefeito em exercício da cidade de Ribeirão Preto, Marinho Sampaio, acompanhou, na manhã desta terça-feira, dia 12, a visita de um representante da empresa ARENA, parceira do COL (Comitê Organizador Local), para serviços de inspeção de estádios e campos, uma vez que a cidade objetiva ser uma das subsedes da Copa do Mundo 2014. O engenheiro civil Rodrigo Manzalli, veio verificar a estrutura e condições dos campos e estádios “Santa Cruz”, do Botafogo; “Francisco Palma Travassos”, do Comercial; e do CT “Olé Brasil”, que pleiteiam uma posição de Centro Oficial de Treinamento das Seleções.

Além dos dirigentes dos Clubes, os secretários municipais Tanielson Campos (Turismo) e Edmilson Dezordo (Esportes) também acompanharam as inspeções de Manzalli. O primeiro local visitado foi o estádio “Santa Cruz”. A coleta de informações prosseguiu à tarde no campo do Comercial FC e no “Olé Brasil”.

Nos três locais, os principais itens checados foram: condições do gramado (inclusive com coleta de amostras de grama, averiguação de sistemas de irrigação, maquinário de manutenção e corte), instalações dos vestiários, academia, setor de fisioterapia, arquibancadas, projeto de iluminação e área de trabalho e pré-disposição para instalação de equipamentos dos profissionais de imprensa. Todas as dependências foram fotografadas.

“As informações sobre a estrutura dos estádios de Ribeirão Preto serão incorporadas as demais análises feitas anteriormente no município sobre hotelaria, setor médico, de transporte, aeroporto, etc. O COL deve elaborar um pré-‘Book’ de apresentação das cidades que forem aprovadas com os requisitos exigidos pela FIFA. Esse material deverá ser encaminhado às seleções que participarão da Copa do Mundo de 2014, para que os chefes de delegação e técnicos analisem os locais mais adequados para sede de treinamento de suas seleções”, destacou Marinho Sampaio.





Para Tanielson Campos, o que coloca Ribeirão Preto como um dos principais centros candidatos a subsede da Copa 2014 “é a somatória de recursos em uma única cidade, como a oferta da rede de hotéis para acolher equipes, torcida e imprensa, diversidade de restaurantes, facilidade de acesso por rodovias, aeroporto, rede hospitalar e centros de treinamento apropriados, entre outros fatores”.

Ele explicou ainda que, na atual fase do processo para definir subsedes da Copa do Mundo 2014, estão sendo selecionadas 62 cidades do Brasil. “A partir da escolha desses municípios, que é focada em critérios técnicos específicos de avaliações setoriais, o Comitê Olímpico Local, vai elaborar material com informações gerais sobre essas cidades, que será encaminhado para apreciação de 31 Seleções. Futuramente, essas Seleções devem receber nova publicação, com atualização final das informações, principalmente, detalhando a conclusão de obras de reformas, ampliações e projetos de adequações de vários CTs e estádios”, ressaltou Tanielson.

O secretário Edmilson Dezordo, disse que a visita do técnico da empresa ARENA, que vem analisando detalhadamente as condições estruturais de centros de treinamentos e estádios de diversos municípios do País, prova que o COL é muito rigoroso. “A escolha das cidades está sendo realizada com critério e atesta que aquelas que forem selecionadas terão realmente condições de acolher uma seleção de nível de Copa do Mundo”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto





Deixe seu comentário