O comércio de guia de Ribeirão Preto registrou um aumento de 4,34% nas vendas em agosto em comparação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com o Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), esse é o terceiro melhor desempenho do ano no setor.
“A pesquisa demonstra [feita pelo sindicato] mostra que o ‘apetite’ de consumo do ribeirão-pretano continua grande”, afirma o economista do Sincovarp, Marcelo Bosi Rodrigues.
De acordo com o sindicato, esse aumento projeta um bom final de ano para o comércio da cidade. Entre as empresas consultadas na pesquisa, 71,1% consideraram que venderam mais em agosto de 2011 do que no mesmo mês do ano passado, enquanto 24,4% disseram o contrário e 4,5% declararam que venderam valores equivalentes no comparativo dos dois períodos.
Setores
Os melhores resultados nas vendas foram sentidos pelo setor de eletrodomésticos (+12,8%), seguido por tecidos e enxoval (+9,93), móveis, (+7,49%), calçados (+3,56%), ótica (+3,36%), vestuário (+3,17%) e presentes (+2,44%). O único setor que apresentou queda foi o de livraria e papelaria (-2,35%).
Emprego
De acordo com a pesquisa, houve um aumento médio de 0,37% no número de postos de trabalho do comércio de Ribeirão Preto, em agosto. Entre as empresas entrevistadas, 95,8% declararam que mantiveram o número de funcionários, enquanto 2,2% destas empresas demitiram e iguais 2,2% contrataram durante mês.
Os setores com maiores alterações no quadro de funcionários foram o de tecidos e enxoval, que contratou 5,26% a mais, e o setor de livraria e papelaria, que reduziu o número de funcionários em (-1,68%), em média.
Fonte: Ribeirão Preto Online