Uma tempestade deixou ao menos cinco bairros de Ribeirão Preto, além do distrito de Bonfim Paulista, sem energia e provocou a queda de seis árvores na tarde desta segunda-feira (13). As rajadas de vento atingiram 60 km/h por volta das 15h, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão vinculado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Uma das árvores atingiu a fiação elétrica da avenida Costa e Silva e danificou a rede de transmissão de energia. Parte dos moradores dos Campos Elíseos e do Ipiranga, na zona Norte, ficaram no escuro por pouco mais de três horas. Para esses bairros, a energia foi restabelecida às 19h.
O gerente regional da CPFL Energia, Luiz Carlos Valli, disse que a falta de energia atingiu ainda os bairros da zona Sul City Ribeirão e Jardim Recreio, além do distrito de Bonfim Paulista. Lá, o fornecimento de energia foi normalizado por volta das 20h.
“Trabalhamos com 20 equipes nas ruas, com o objetivo de restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.” Apesar disso, alguns clientes ficaram às escura por até cinco horas.
Valli diz que a interrupção de energia ocorreu por conta das quedas de árvores e da intensidade das rajadas de vento, que derrubam condutores da rede.
O metereologista Henri Pinheiro, do Cptec, diz que a previsão é de tempo instável, com chuvas e rajadas de vento a qualquer momento a partir de hoje, devido à atuação de frente fria.
Fonte: Jornal da Cidade